O que é ansiedade?
Ansiedade é um estado emocional em que pode ocorrer tensão, preocupação e angústia. Inclui também as sensações de nervosismo, irritação, aflição, agonia ou desconforto, muito comumente associadas a sofrimento físico e psíquico. Neste estado, a pessoa pode se sentir impotente ou indefesa frente à uma situação perigosa ou incerta.
O medo e a ansiedade têm um papel muito importante para a vida do ser humano, pois, desde o início da vida humana, é necessário se proteger e se defender de situações de perigo, para garantir a sobrevivência. Porém, os sintomas podem se tornar constantes e ocorrer mesmo sem que haja um perigo real, trazendo muitos prejuízos e sofrimento para a vida da pessoa. Nesses casos, é necessária avaliação médica para esclarecimento de como este quadro deve ser abordado.
Qual o médico de ansiedade?
O médico especialista em Ansiedade é o Psiquiatra.
Dra. Sâmara Araceli é Médica de Ansiedade em Betim. Atende atualmente no consultório na cidade de Betim.
Dra. Sâmara Araceli é Psiquiatra com graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e residência médica em Psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Para agendar uma consulta com um especialista em Ansiedade é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que consultaram com o médico. O site Doctoralia é excelente para você ver avaliações sobre um médico Psiquiatra.
Quais são os sintomas de ansiedade?
Os principais sintomas dessa condição são:
- Apreensão
- Preocupações excessivas
- Nervosismo
- Tensão
- Angústia
- Expectativas apreensivas sobre possíveis acontecimentos negativos
- Irritação ou irritabilidade
- Se sentir inquieto (a)
- Dificuldade para se concentrar
- Insônia e outros problemas para dormir
- Dificuldade para controlar essas sensações
É muito comum que ocorram sintomas no corpo, como:
- Coração acelerado
- Falta de ar ou sensação de “aperto/sufoco na garganta”
- Tensão muscular
- Cansaço
- Suor em mãos e pés
- Formigamentos
- Tontura
- Dor de cabeça
- Dor no estômago
- Diarreia
Em grande parte das vezes, junto a estes sintomas, estas pessoas também apresentam:
- Desconforto emocional na maior parte do tempo
- Sofrimento constante e/ou intenso
- Persistência dos sintomas por muitos meses
- Prejuízos na vida pessoal, social ou em outras áreas da vida
- Demora para pedir ajuda, ou dificuldade em encontrar alguém que realmente possa ajudá-las.
Quais são os transtornos de ansiedade?
Os transtornos ansiosos têm características em comum: as pessoas têm medo e ansiedade em excesso, e, por causa disso, apresentam comportamentos que podem causar prejuízos em suas vidas.
Os transtornos mais comuns deste grupo são:
- Transtorno de ansiedade generalizada
- Transtorno de ansiedade social (Fobia social)
- Fobia específica
- Transtorno de pânico
- Agorafobia
- Dentre outros.
Como é feito o diagnóstico de ansiedade?
Para se fazer o diagnóstico de um transtorno de ansiedade é necessária avaliação médica.
Na consulta, serão feitas perguntas para caracterizar bem o quadro. Será investigado o momento de início dos sintomas, sua natureza e intensidade, quais são os prejuízos associados a sua ocorrência e a intensidade do sofrimento associado.
Depois da entrevista, o médico irá determinar a necessidade de te examinar e solicitar algum exame complementar (como um exame de sangue). Utilizando dados da entrevista e também elementos do exame psíquico, que é feito ao longo de toda a consulta, ele poderá realizar um diagnóstico correto. Além disso, terá elementos para identificar se você apresenta também alguma outra condição relacionada. Pode ser que sejam identificados outros transtornos dentro do grupo dos transtornos de ansiedade, e outros quadros como depressão e uso de substâncias.
Tratamento para ansiedade? O que é bom para tratar ansiedade?
Em primeiro lugar, deve ser realizada uma boa avaliação médica para se determinar de maneira individual as características do quadro de quem está apresentando esta condição. Baseado nesta avaliação, é possível escolher as melhores opções de tratamento para cada caso.
O tratamento habitualmente envolve:
- Uso de medicamentos, como os inibidores seletivos da recaptação de serotonina ou os inibidores da recaptação de serotonina-noradrenalina
- Psicoterapia, como a terapia cognitivo comportamental
E pode envolver outras medidas, como:
- Exercício físico regular
- Práticas de meditação
- Alimentação adequada e suplementação
Para saber qual é o melhor tratamento para ansiedade no seu caso, recomendo que seja realizada avaliação médica completa, levando em consideração todos os fatores que podem estar relacionados a este quadro no seu caso. Se for iniciado tratamento, recomendo que você faça um acompanhamento regular, para que você obtenha bons resultados e possa continuar vivendo bem e com tranquilidade.
Medicamentos para ansiedade viciam?
Muitas pessoas acreditam que os “medicamentos dos psiquiatras” viciam, ou que, se comparecerem à consulta, será prescrito um “calmante”, do qual ficarão dependentes para o resto da vida. A verdade é que a maior parte dos medicamentos utilizados no tratamento destes transtornos não causa dependência química. Existem alguns medicamentos que podem causar dependência química quando utilizados de forma errada: muitas vezes, são passados em situações que não seriam necessários, ou, quando estavam indicados, foram utilizados com uma maior frequência, por um tempo maior ou em uma dose maior do que seria recomendado.
Esse é um dos motivos pelos quais é importante passar por uma avaliação adequada com um profissional bem preparado. Durante a consulta, é importante esclarecermos todas as dúvidas, inclusive estas, relacionadas aos medicamentos. Recomendo também que os medicamentos sejam utilizados exatamente como foram prescritos, sem que seja realizado aumento de dose ou de frequência por conta própria, ou que o tempo de uso ultrapasse aquele que foi determinado nas consultas durante o acompanhamento.
Leia também:
Psiquiatra: quem é este médico? – Dra. Sâmara Araceli
Depressão: sintomas, diagnóstico e tratamento – Dra. Sâmara Araceli
Transtorno obsessivo compulsivo (TOC): o que é e como tratar – Dra. Sâmara Araceli
Ainda sobre ansiedade:
Considerações gerais sobre transtornos de ansiedade
Biblioteca Virtual em Saúde – Ministério da Saúde – Ansiedade